27 de setembro de 2016

Você é uma pessoa destemida?


Capítulo I

Eu não era, mas hoje me considero destemida. Calma, destemida não deve ser entendido como alguém que se coloca em risco, mas que não se deixa intimidar e vai à luta.

Você sabia que eu era uma pessoa extremamente tímida? Eu tinha medo de fazer perguntas, de errar na escola e morria de vergonha em várias situações comuns de uma criança. Tive inclusive uma professora perversa e que o meu medo de errar só aumentava. Ainda bem que só fui aluna dela por um ano.

Mas a vontade de fazer coisas diferentes de estudar, trabalhar e ser alguém, falava mais alto. Aprendi muito cedo a ter sonhos, a estudar e aprender.  Também cedo aprendi a dividir, afinal venho de uma família grande e sem grandes recursos e dividir foi necessário, durante muito tempo.

Olhando para trás, vejo que a vontade aliada aos sonhos e as minhas necessidades me levaram a conquistar o meu espaço. Inicialmente tímida e insegura.  Com o tempo a insegurança foi dando lugar a certeza de quem eu era e de como eu poderia apoiar pessoas que estivessem inclusive numa condição muito parecida com que estive. E hoje estou aqui, compartilhando algo que pode contribuir com a sua vida.

Lembro-me da minha primeira entrevista de emprego. O Diretor do Colégio sentado à minha frente e eu o desafiando a me deixar trabalhar em dois horários por causa do meu sonho de estudar. Ele riu de mim e não acreditou e pedi que ele experimentasse e que se eu não conseguisse dar conta, ela então me demitiria de um horário. E assim, trabalhei quase três anos. Deixei esse emprego para estagiar em uma empresa por seis meses e sem qualquer garantia de aproveitamento. Mas eu acreditava que precisava daquela oportunidade para mudar definitivamente de profissão e ter mais recursos para chegar onde eu queria. Trabalhei lá por sete anos, tempo e recursos que usei para estudar, aplicar na minha formação.  

Nesse período tive contato genuíno com a infelicidade no trabalho. Descobrir como as pessoas adoecem e como sofrem quando estão perdidas ou sem preparo para viver nesse ambiente.


Na próxima semana você encontrará a continuidade. 
Obrigada por ficar comigo! Gratidão

Nenhum comentário:

Postar um comentário